Submissão

Os pôsteres e palestras (incluindo apresentações orais, palestras estendidas e conferências) podem ser produzidos e ministrados em Português, Espanhol ou Inglês.

Pôsteres

Cada pôster deverá conter: título idêntico ao do resumo submetido, assim como os mesmos autor(es) (o autor-apresentador deverá ser indicado no pôster com um asterisco); filiação; e-mail do autor para correspondência; e agência(s) de fomento (quando houver).

Dimensões sugeridas: largura: 90 cm; altura: 110 cm.

Para cada pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço identificado com um número (conferir na programação completa do evento). Na data programada, o autor deverá levar o pôster já pronto e fixá-lo no espaço identificado com o seu número. Não será fornecido material para fixação dos pôsteres. Os pôsteres devem ser fixados pelos autores na parte da manhã, porém é permitido fixá-lo até 30 minutos de antecedência da apresentação. O pôster somente deverá ser retirado pelo autor após o término da sessão ou ao final do dia. Os pôsteres que pernoitarem nos biombos serão removidos pela manhã pela organização (e descartados), para que os próximos possam ser pendurados.

Como o número de biombos será limitado, alguns trabalhos podem ser indicados para apresentações orais (definidos pela comissão organizadora do 9o CBH).

Os resumos deverão ter no máximo 250 palavras e no máximo serão aceitos 3 trabalhos por autor.

Apresentações orais

Cada apresentação terá duração máxima de 15 minutos, incluindo até 5 minutos para perguntas. Sugerimos que o primeiro slide contenha: título idêntico ao do resumo submetido, assim como os mesmos autor(es), sendo que o autor-apresentador deverá ser indicado no slide com um asterisco.

Estarão disponíveis para o apresentador um computador com Microsoft Windows e um apresentador de slides wireless. As apresentações deverão ser preparadas obrigatoriamente em formato PDF ou PowerPoint. O apresentador deverá encaminhar, pessoalmente, a apresentação para a organização do evento em um dispositivo com entrada USB. Um organizador do evento estará em cada sala, onde ocorrerão as apresentações orais, recebendo todas as apresentações do dia na manhã antes da sua apresentação.

Como o número de espaços para apresentações é limitado, alguns trabalhos podem ser indicados para apresentações em forma de pôsteres (definidos pela comissão organizadora do 9o CBH). Alternativamente, algumas apresentações orais podem ser indicadas para compor alguns dos simpósios propostos para o Congresso.

Os resumos deverão ter no máximo 250 palavras e no máximo serão aceitos 3 trabalhos por autor.


Apresentações estendidas

Cada apresentação terá duração máxima de 30 minutos, incluindo até 5 minutos para perguntas. Sugerimos que o primeiro slide contenha: título idêntico ao do resumo submetido, assim como os mesmos autor(es), sendo que o autor-apresentador deverá ser indicado no slide com um asterisco.

Estarão disponíveis para o apresentador um computador com Microsoft Windows e um apresentador de slides wireless. As apresentações deverão ser preparadas obrigatoriamente em formato PDF ou PowerPoint. O apresentador deverá encaminhar, pessoalmente, a apresentação para a organização do evento em um dispositivo com entrada USB. Um organizador do evento estará em cada sala, onde ocorrerão as apresentações orais, recebendo todas as apresentações do dia na manhã antes da sua apresentação.

Como o número de espaços para apresentações é limitado, alguns trabalhos podem ser indicados para apresentações orais (definidos pela comissão organizadora do 9o CBH).

Os resumos deverão ter no máximo 250 palavras e será aceita somente uma proposta por autor.

Minicursos

Cursos de pequena duração, de no máximo 7 horas de duração serão ministrados na segunda-feira, dia 22/7, iniciando-se às 8hs da manhã no Centro de Convenções e em Salas do Ciclo Básico da Unicamp. O local exato será informado por e-mail aos professores e alunos com antecedência. As propostas de minicursos poderão ser enviadas dentro dos prazos estabelecidos na programação e devem ser apresentados:

Título do minicurso
Professor(es), incluindo titulação, filiação e link do currículo lattes
Resumo do minicurso (no máximo 250 palavras)

As propostas selecionadas serão divulgadas no site e por e-mail aos organizadores. O CBH oferecerá sala com datashow, computador e caixas de som. O CBH garantirá a isenção de inscrição no congresso para exclusivamente um organizador/ministrante de cada minicurso aceito.

Os minicursos que não forem ministrados em Português devem declarar explicitamente em qual língua (Espanhol ou Inglês) serão ministrados.

Mesas Redondas e Simpósios

Simpósios e mesas redondas terão 2 horas de duração (das 14:00 às 16:00 de 3a a 6a feira).

Para os simpósios cada palestra deve ter 20 minutos de duração, incluindo até 5 minutos para perguntas, totalizando 6 palestras no máximo. O último intervalo de 20 minutos pode ser reservado para uma discussão mais ampla com a plateia.

As mesas redondas serão compostas por até 6 apresentações de 20 minutos que devem apresentar pontos de vista distintos sobre um mesmo tema central, com intuito de fomentar uma discussão final, que ocorrerá nos últimos 30 minutos do período. A primeira palestra pode ser ministrada pelo moderador que apresentará o tema central.

Cada proposta deverá vir acompanhada de um resumo do simpósio/mesa redonda, com o nome dos participantes e resumos de cada palestra. Cada resumo  deverá ter no máximo 250 palavras.

Workshops

O 9º CBH terá espaço para três workshops – selecionados após submissão.

Estes serão realizados nos mesmos auditórios onde ocorrerão as demais palestras, e poderão ser em dois formatos: i) apenas para convidados (congressistas ou não) ou ii) aberto aos congressistas, além dos convidados.

Os workshops serão realizados entre 9:00 e 12:00 na sexta-feira (26/Julho).

Para seleção das propostas, o proponente deve enviar resumo de no máximo 250 palavras, indicando o moderador e participantes/entidades que serão convidados.

Science Slam

Cada selecionado terá 9 minutos para apresentar.

Fantoches, fantasias, música, dança, mímica, participação da audiência, tudo o que ajude a entreter é permitido, porém não serão toleradas brincadeiras sexistas, machistas, preconceituosas ou ofensivas de qualquer forma. A apresentação poderá ser em Inglês, Espanhol ou Português (ou qualquer mistura entre essas) O vencedor será declarado por aclamação popular. Critérios para julgar serão claridade, novidade e, sobretudo, entretenimento!

Os 6 resumos mais promissores serão selecionados pela comissão 69 (6 membros, escolhendo 6 resumos, de 9 minutos para o 9o CBH2019). Enviar resumo (até 250 palavras) conforme datas no site do #CBH2019. No resumo, além do conteúdo científico a ser apresentado, informar quais técnicas irá abordar para expor tema proposto.

Somente um palco e um microfone estarão disponíveis – qualquer instrumento, roupas, etc... deverá ser providenciado pelo apresentador.

HerpetoArte

Você desenha, pinta, faz esculturas de anfíbios ou répteis? Nesta edição do CBH promoveremos a HerpetoArte – um estande com exposição de obras que incluam répteis e anfíbios. Os interessados devem contatar o Dr. Raoni Rebouças (raoni.biologia@gmail.com) para maiores informações. Não serão destinados prêmios ou qualquer ajuda de custo aos participantes. Porém, as obras poderão ser negociadas com os congressistas à critério dos expositores.

Concurso de fotografias e tatuagens de répteis e anfíbios

Cada congressista poderá enviar 1 fotografia de um anfíbio ou réptil, contendo o nome da(s) espécie(s) figurada, autor da fotografia e título da fotografia (de no máximo 5 palavras). Será premiada a melhor fotografia durante o CBH. Em breve, mais informações.

Cada congressista poderá enviar 1 fotografia de sua tatuagem de anfíbio ou réptil, contendo o nome da(s) espécie(s) figurada (ou se é estilizada) e título da tatuagem (de no máximo 5 palavras). Será premiada a melhor tatuagem durante o CBH. Em breve, mais informações.

Não haverá inscrição para estes concursos.

Durante o período de votação, as fotos serão expostas de forma anônima, sem exibição do nome do autor. Só serão divulgados os nomes dos autores das fotos premiadas, durante a cerimônia de premiação do concurso.

Caso algum participante envie mais do que uma fotografia, apenas o primeiro arquivo recebido será considerado válido.